Por que médicos pagam uma carga tributária tão alta?
- advocaciaborgestei
- 3 de ago. de 2021
- 1 min de leitura

A resposta é muito simples: pela ausência ou inadequação de um planejamento tributário e societário.
Planejamento tributário e societário é um direito legalmente previsto a todo empresário de adequar a sua estrutura societária e comercial da forma mais eficiente possível, reduzindo tributos e eliminando riscos sem perder de vista o seu objeto social, dentro dos limites da legalidade.
Atualmente o cenário mais comum entre os médicos é a pior possível: a prestação de serviços por intermédio de uma pessoa jurídica sociedade limitada, com no máximo dois sócios, optante pelo regime do Simples Nacional, pagando uma tributação absurda, correspondente a aproximadamente 20% da sua receita bruta.
Fora isso, a falta de planejamento podem ocasionar outros inúmeros problemas, tais como deixar de contribuir corretamente com a previdência, não se atentam a melhor forma de declarar seu imposto de renda pessoa física, etc. Não raro, contra a sua vontade, são remunerados em espécie, sem a possibilidade de escrituração ou declaração daquele valor.
A ausência de um planejamento tributário e societário adequado nestes casos pode gerar facilmente uma tributação 40% maior do que as demais formas de estrutura societária e comercial.
Além disso, caso não haja uma estruturação correta, todos estes problemas relatados podem se tornar uma verdadeira dor de cabeça para estes profissionais, tais como fiscalizações, problemas com a previdência, entre outros.
Veja mais em: https://www.borgesteixeiraadvocacia.com.br/blog
Comentários